terça-feira, 28 de setembro de 2010

Santo António, a mula e o herege


"Nas regiões de Tolosa, disputava Santo António sobre o Santo Sacramento do Corpo de Deus, com um herege empedernido na sua descrença, que ao rematar lhe propôs: - Deixemo-nos de palavras e vamos a obras. Se me mostrares, com milagre, na presença de toda a gente, que no Sacramento está, de facto, o Corpo de Jesus Cristo, então te prometo acreditar no que ensina a Fé católica. E respondo-lhe o Santo, confiado no Senhor, que aceitava a proposta, tornou o herege: - Pois então vou fechar a minha mula no curral e três dias não lhe darei de comer, Ao fim, trago-a perante quem quiser assistir, e ponho-lhe diant comida. Entretanto vens tu com o Sacramento que dizes ser o Corpo de Jesus Cristo. Se a mula se prostrar em adoração diante do Sacramento, podes ficar certo de que abraçarei a Fé da Igreja.

E no dia aprazado, junto muito povo na praça grande, veio o herege na companhia de outros com a mula que três dias não comera e diante lhe pôs a comida. E chegando Santo António que celebrara Missa em ermida que no local havia, trazendo o Santíssimo Corpo de Jesus Cristo, em silêncio a multidão, disse o Santo para a mula: - Animal, em virtude e em nome do teu Criador, que eu, embora indigno, aqui tenho presente em minhas mãos, eu te mando e ordeno que prostrado, Lhe prestes adoração.

E - oh!, maravilha de contar! - àspalavras do Santo, a mula, esfomeada como estava logo parou de comer, e baixando a cabeça, caiu de joelhos diante do Sacramento. Do que muito se alegraram os fiéis católicos que assistiam, en quanto os hereges se retiravam, confundidos. E o que fizera a proposta, conforme havia prometido, acreditou na doutrina da Igreja, e, obediente, a ela se sujeitou." João Rigauld