sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

S. João Baptista - A Voz

S. João Baptista

“João (Baptista) era a voz, mas o Senhor (Jesus) era a Palavra desde o princípio.
João era uma voz passageira; Cristo era desde o princípio a Palavra eterna.

Sem a palavra, que vem a ser a voz? Vazia de qualquer sentido
inteligível, não é mais que um simples ruído. A voz sem a
palavra entra nos ouvidos, mas não chega ao coração.
Entretanto, vejamos o que sucede na comunicação do
nosso pensamento. Se penso no que vou dizer, já está a
palavra presente em meu coração; mas se pretendo falar
contigo, procuro o modo de fazer chegar ao teu coração o
que já está no meu.

Então, para conseguir que chegue a ti e cale em teu coração
a palavra que já está no meu, recorro à voz e, mediante
ela, falo contigo. O som da voz leva ao teu espírito o sentido
da minha palavra; e quando o som da voz te fez chegar o
sentido da minha palavra, esse mesmo som desaparece; mas
a palavra que o som te transmitiu está já em ti sem deixar de
permanecer em mim.

Não te parece que esse som que te comunicou a minha
palavra está dizendo: Convém que ela cresça e eu diminua?
O som da voz fez-se sentir para cumprir a sua tarefa e desapareceu,
como se dissesse: Com isto a minha alegria está
completa. Retenhamos a palavra; não percamos essa palavra
concebida no mais íntimo do nosso coração.
Queres ver como a voz passa, enquanto a divindade da
Palavra permanece? Que foi feito do baptismo de João?
Cumpriu a sua missão e desapareceu. Agora é o baptismo de
Cristo que está em vigor. Todos acreditamos em Cristo,
todos esperamos a salvação em Cristo. Foi isto que a voz
anunciou.
Precisamente porque é difícil não confundir a palavra
com a voz, tomaram João pelo Messias. A voz foi confundida
com a Palavra. Mas a voz reconheceu-se a si mesma
como tal, para não lesar a Palavra. Disse: Não sou Cristo,
nem Elias, nem o Profeta. Quando lhe perguntaram: Então,
quem és? Respondeu: Eu sou a voz do que clama no
deserto: Preparai o caminho do Senhor. Voz do que clama
no deserto, voz de quem quebra o silêncio. Preparai o
caminho do Senhor, como se dissesse: Sou a voz que se faz
ouvir apenas para introduzir a Palavra no vosso coração;
mas Esta não se dignará entrar onde pretendo introduzi-la,
se não preparardes o caminho.

Que quer dizer: Preparai o caminho, senão: «Suplicai
insistentemente»? Que quer dizer: Preparai o caminho,
senão: «Sede humildes de coração»? Imitai o exemplo de
humildade de João Baptista. Consideram-no o Messias, mas
ele responde que não é o que julgam; não se aproveita do
erro alheio para uma afirmação pessoal.

Se houvesse dito: «Eu sou o Messias», facilmente teriam
acreditado na sua palavra, pois que já o tinham como tal
antes de o haver dito? Mas não disse; antes, reconheceu o
que era, disse o que não era, foi humilde.

Compreendeu donde lhe vinha a salvação; compreendeu
que não era mais que uma tocha ardente e luminosa, e
receou que o vento da soberba a pudesse apagar.” Santo Agostinho, Sermão 293