quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Santíssimo Sacramento da Eucaristia

"Este painel representa Jesus Cristo inteiramente presente na aparência de pão, numa custódia. É o Mistério ou Sacramento da Eucaristia. Jesus está verdadeira e realmente presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, sob as espécies da Hóstia consagrada. O Bem-aventurado Francisco, pastorzinho de Fátima, chamava-Lhe o Jesus escondido. Junto a Ele passava longo tempo em meditação e oração para O consolar. Quanto mais os pecadores O ofendiam mais Francisco O amava para compensar os agravos  e indiferenças dos pecadores. A pedra sob o painel ilustra uma oração tipicamente franciscana que se reza, ainda hoje, na generalidade dos conventos dos Irmãos Menores, fundados por S. Francisco de Assis. Abaixo transcreve-se , quase na sua totalidade uma oração de S. Boaventura ao Sacramento da Eucaristia." Frei Nuno Allen
" ... Dai à minha alma fome de Vós, Pão dos Anjos, Alimento das almas santas, nosso pão quotidiano, supersubstancial, no qual se encontram todas as doçuras, todos os sabores, todas as suavidades que deleitam.

Ó Pão que os Anjos desejam contemplar, coma-Vos esta alma tão cheia de fome de Vós; que o mais profundo dela se encha da doçura de Vos saborear; arda sempre na sede de se ir dessedentar nesta fonte de vida, de sabedoria, de ciência, de luz que jamais se apaga, na torrente das delícias que enche a casa de Deus.

Seja assídua em procurar-Vos, encontre-Vos, tenda para Vós, chegue até Vós; pense em Vós, fale conVosco, proceda sempre +ara louvor e glorificação do Vosso nome, com humildade e discrição, com alegria e amor, com facilidade e afecto, com perseverança que dure até ao fim.

Sede continuamente a minha única esperança, toda a minha confiança, a minha riqueza, o meu prazer, a minha alegria, o meu descanso, a minha tranquilidade, a minha paz, a minha suavidade, o meu aroma, o meu encanto, o meu alimento, a minha comida, o meu refúgio, o meu auxílio, a minha sabedoria, a minha parte da herança, o meu bem possuído, o meu tesouro, em que esta alma e este coração se enraízem para sempre, de um modo firm e imutável. Amen." (S. Boaventura)