sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A sombra de S. Pedro

"Entretanto, pela intervenção dos Apóstolos, faziam-se muitos milagres (sinais) e prodígios no meio do povo. Reuniam-se todos no Pórtico de Salomão e, dos restantes, ninguém se atrevia a juntar-se a eles, mas o povo não cessava de os enaltecer. Sempre em maior número, juntavam-se, em massa, homens e mulheres, acreditando no Senhor, a tal ponto que traziam os doentes para as ruas e colocavam-nos em enxergas e catres, a fim de que, à passagem de Pedro, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. A multidão vinha também das cidades próximas de Jerusalém, transportando enfermos e atormentados por espíritos malignos, e todos eram curados."  (Actos dos Apóstolos 5, 12-16). "Milagres e prodígios era a expressão usada no Antigo Testamento para indicar as intervenções de Deus em favor do Seu povo. Nos Evangelhos são nos descritos os milagres e prodigios de Jesus como revelação da Sua Divindade - Ele e o Pai, sendo distintos, são com o Espírito Santo um só Deus e iguais entre si. Jesus promete aos Seus: "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome Eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei.»" (S. João 14, 12). Como se verifica pela citação dos Actos dos Apóstolos Jesus através deles começa a realizar as obras maiores, pelo poder do Seu Espírito, o Espírito Santo. Assim se manifesta a união entre Jesus Cristo e a Sua Igreja. Essa união não é igual mas sim semelhante àquela que existe entre as Pessoas da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. No entanto, trata-se de uma união real, objectiva, ontológica e não somente subjectiva e existencial. A primazia que Jesus Cristo concedeu a S. Pedro é reconhecida pela multidão que deseja que ao menos a sua sombra "toque" os enfermos para que estes sejam curados. Como só Deus pode operar milagres o facto de estes se realizarem através dos Apótolos significa que Deus está com eles. Esta atenção aos doentes  por parte de Jesus Cristo e dos Seus, da Sua Igreja, irá transformar os usos e costumes que eram então muito cruéis para com os pobres, os débeis, os enfermos e os inválidos." Frei Nuno Allen